O que é o
REFLUXO?
O Refluxo Gástrico ou refluxo gastroesofágico é a passagem do conteúdo ácido do estômago para o interior do esófago, que pode provocar azia ou pirose. Os dois termos, azia e refluxo, são muitas vezes usados indiferentemente sem se entenderem bem as diferenças. O refluxo acontece quando o conteúdo gástrico sobe até ao esófago (por vezes até à garganta ou mesmo até à boca), e a azia é a sensação desagradável que resulta desse acontecimento.
Se tem Refluxo com frequência, pode ter a Doença do Refluxo Gastroesofágico. A Doença do Refluxo Gastroesofágico ou DRGE, pode soar um pouco assustador, mas normalmente não é uma doença grave e uma em cada dez pessoas experienciam-na todos os dias. No entanto, se tiver episódios persistentes, pode estar a danificar o revestimento do esófago, por isso é importante falar com o seu médico ou farmacêutico sobre isso.
Quais os
SINTOMAS DO REFLUXO?
O refluxo tanto pode ser indolor, como também provocar:
- Uma sensação de ardor ou calor no peito ou garganta geralmente depois das refeições
- Dificuldade em engolir e a sensação de um líquido com sabor azedo ou salgado, quente no fundo da garganta
- Pressão por trás do esterno
- Sensação de inchaço
- Eructação (necessidade de arrotar)
- Náuseas
- Cólicas
- Mau hálito
- Soluços
“ Por vezes tenho uma sensação de ardor no peito
e no fundo da garganta depois de comer à noite. ”
Quais são as causas do
REFLUXO?
Na entrada do estômago, há um músculo em forma de anel ou válvula, chamado esfíncter. Tem a função de se abrir, para permitir que os alimentos passem, e fechar de seguida. Se este músculo não fechar bem, ou se abrir com muita frequência, o ácido do estômago pode escapar para o esófago.
O refluxo gastroesofágico surge quando ingerimos certos alimentos. Alimentos fritos ou com muita gordura, carnes com alto teor de gordura, e produtos lácteos como o leite gordo, podem relaxar este músculo. Bebidas com cafeína, café, álcool e alimentos picantes podem estimular a produção do ácido gástrico em excesso. Refeições exageradas, deitar-se logo a seguir à refeição ou cear antes de ir dormir, são causas comuns do refluxo durante a noite.
O excesso de peso aumenta a probabilidade de sofrer de refluxo, uma vez que há uma pressão maior sobre o estômago que pode forçar a válvula a abrir depois de uma refeição.
Por vezes a sensação de refluxo gastroesofágico piora quando estamos stressados.
O refluxo surge quando o esfíncter (um músculo) está fraco, ou quando o estômago produz ácido em excesso, mas sem mucosa protetora suficiente. Algo que também pode aumentar o risco de refluxo é o que se chama hérnia do hiato: devido a uma abertura no diafragma, partes do estômago podem passar para o peito.
Tomar analgésicos como o ibuprofeno, alguns relaxantes musculares, ou medicamentos para a pressão arterial também pode estimular o refluxo ácido.
Como parar o refluxo? Leia algumas dicas para ajudar a prevenir os sintomas de refluxo gástrico.