A azia (ou pirose) é uma experiência extremamente desagradável que afeta milhares de pessoas todos os dias. A azia é o que se chama à sensação de ardor no peito que ocorre em resultado do ácido do estômago que sobe até ao esófago (refluxo).
O que sente quando tem azia? Os sintomas da azia podem ir desde sentir um ardor no peito à sensação de um líquido com sabor azedo ou salgado, quente no fundo da garganta, e é muitas vezes provocado por alimentos que a maioria come diariamente.
Como parar a azia? Aqui deixamos os alimentos mais comuns que causam azia, e dicas de coisas que devia deixar de fazer, se sentir que lhe podem provocar estes sintomas.
Comida picante
Substituição: apesar da comida picante ser uma escolha popular para muitos de nós, também pode ser uma fonte de problemas para quem tem azia e um dos alimentos que causam refluxo gastroesofágico.
Sabemos que os mais adeptos de picante gostam da sensação quente proporcionada por comida picante, como o caril, ou especiarias como a pimenta caiena, noz moscada e canela. Mas ao removê-los, não há necessidade de tornar a comida sem sabor.
Experimente substituir as especiarias na comida por ervas aromáticas como manjericão, orégãos, tomilho ou mesmo gengibre porque vão à mesma infundir os seus cozinhados com muito sabor, mas não terão a mesma propensão para induzir azia ou refluxo como as comidas picantes.
Citrinos e sumos
Substituição: os citrinos e os sumos também estão entre as causas mais comuns da azia e do refluxo.
Os limões, as laranjas e os tomates são altamente ácidos. Também muitos refrigerantes contêm ácido cítrico para ajudar a dar um sabor mais equilibrado.
Substituir bebidas ácidas por água sem gás ou uma fruta espremida muito diluída em água, pode não só ajudar a evitar a azia, como o seu dentista também vai agradecer.
Quanto a frutas como frutos vermelhos, maçãs, peras e bananas são menos ácidas do que os citrinos e podem ser uma excelente substituição.
Alho e cebola
Substituição: para a cozinha Portuguesa, cozinhar sem alho e cebola está completamente fora de questão – e felizmente não tem de desistir destes dois ingredientes.
Existem versões desidratadas tanto de alho como de cebola, que são fáceis de encontrar e dão um sabor comparável com o uso dos ingredientes frescos, mas sem a acidez que pode provocar uma crise de azia ou de refluxo.
Alimentos fritos
Substituição: os alimentos fritos são uma causa muito comum de azia e de refluxo, devido aos altos níveis de gordura inerentes a este tipo de comida.
Felizmente, os alimentos fritos são também os mais fácies de substituir numa dieta.
Há muitas outras formas simples de preparar a sua comida – cozer, grelhar, escaldar ou assar são menos prováveis de causar azia. Por isso, da próxima vez que for buscar a fritadeira, pense em formas alternativas de cozinhar a comida.
Os alimentos que contêm um nível elevado de gordura, podem desacelerar o esvaziamento do estômago, aumentando as hipóteses ocorrer de azia (e refluxo gastroesofágico). A alternativa é deliciar-se com alimentos cozidos, grelhados, escaldados ou assados em vez de fritos.
Claro que, se por acaso tiver azia, então pode ter Rennie à mão para ajudar. Rennie é um medicamento que atua rapidamente e é eficaz para a azia e indigestão, também conhecida como dispepsia. Quando tem azia, Rennie atua rapidamente para aliviar os sintomas dolorosos e desconfortáveis da azia.
Rennie é uma fórmula antiácida com carbonato de cálcio e carbonato de magnésio, que atua rapidamente neutralizando o ácido em excesso no estômago, transformando-o em água e outras substâncias naturais para ajudar a ter um estômago feliz.
Rennie atua diretamente na raiz do problema – o ácido no estômago – e atua com um modo de ação físico e não sistémico (ou seja, não é absorvido pelo organismo).