O que é a
Indigestão ou Dispepsia?
Qual é a sensação de ter indigestão? Indigestão, também conhecida como dispepsia, é um termo geral para a dor e desconforto sentidos na zona do estômago depois das refeições, associado à dificuldade da digestão dos alimentos. Pode ocorrer a qualquer momento, mas é mais comum logo após as refeições.
A indigestão é muito comum e a maior parte das pessoas acaba por experienciá-la em algum momento. Tanto pode ter sintomas uma ou duas vezes por ano, como pode sofrer de indigestão regularmente. Quais são os sintomas da indigestão? A indigestão pode provocar desconforto ou dor que pode ir de leve a grave. Quanto tempo dura a indigestão? A indigestão pode durar alguns minutos ou até várias horas muito desagradáveis.
Infelizmente a indigestão pode ser inevitável em algumas situações, por exemplo durante a gravidez, uma vez que o corpo muda hormonal e fisicamente. Para saber mais sobre Rennie e a gravidez, visite a nossa página sobre azia e indigestão durante a gravidez.. A indigestão durante a gravidez pode ser facilmente tratada com Rennie* e não precisa de estragar o seu dia.
*Rennie pode ser utilizado durante a gravidez e o aleitamento. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o médico ou farmacêutico.
Sintomas da Indigestão
Os sinais e sintomas da indigestão ou dispepsia são:
- Uma dor que começa tipicamente na parte superior do abdómen e se move para cima em direção ao esterno.
- Dor por trás das costelas
- Náuseas e/ou vómitos
- Ruídos borbulhosos ou pulsantes vindos do estômago
- Um nó no estômago ou cólicas
- Estômago inchado
- Sensação desconfortável depois de comer
- Eructação (ato de arrotar) ou flatulência em excesso
- Ardor na barriga
“ Tenho tantas cólicas no estômago depois de
comer que não consigo dormir. ”
Quais são as causas da
Indigestão?
Quando comemos, o nosso estômago produz ácido. A indigestão é muitas vezes causada pelo excesso de ácido no estômago que entra em contacto com o sensível revestimento que o protege, com a parte superior do intestino, ou com o esófago, e que pode provocar dor e sensação de inchaço do estômago. É muito desconfortável ter esta sensação de ter “fogo na barriga”, especialmente se as paredes do seu estômago forem particularmente sensíveis ao ácido.
Ninguém reage da mesma forma à indigestão e as causas podem ser diferentes para cada um de nós. Procure padrões nos alimentos que ingere e nos momentos em que sofre dos sintomas da indigestão. Outras causas muito comuns da indigestão são:
1. Beber álcool
O álcool faz o estômago produzir mais ácido do que o costume, o que pode irritar as paredes do estômago.
2. Fumar
Os químicos do fumo podem relaxar demasiado os músculos entre o esófago e o estômago, permitindo que o ácido saia do estômago.
3. Stress
Os sintomas da indigestão aumentam em alturas de maior stress, e melhoram quando está mais relaxado. O stress e a ansiedade podem ter um enorme impacto na nossa digestão, levando a um aumento da produção do ácido gástrico.
4. Refeições mais pesadas ou gordurosas
Podem irritar o estomago. Comer depressa demais também estimula a indigestão.
Como resultado de úlceras, de certos medicamentos ou outros problemas, pode existir uma situação constante de indigestão. Se acha que está nesta situação, marque uma consulta com o seu médico.
Sofre de indigestão? Leia algumas dicas para tratar e ajudar a aliviar os sintomas da indigestão.