O que causa a azia
durante a gravidez?
A azia é muito comum durante a gravidez (40% a 80% das mulheres sofrem de azia durante a gravidez), especialmente durante o terceiro trimestre. No início da gravidez, durante o primeiro trimestre, a azia afeta 22% das mulheres. 39% no segundo trimestre e 72% no último. Mas quais as razões que levam à azia durante este período? O corpo começa a produzir hormonas que desaceleram a digestão e relaxam a válvula entre o esófago e o estômago (esfíncter).
Como resultado, o ácido do estômago pode subir para o esófago e causar a dor e o ardor no peito ou na garganta. A maior pressão sobre o seu estômago, enquanto o seu bebé cresce, também pode forçar o ácido a subir para o esófago.
Mas não se preocupe, porque não prejudica o bebé, mas pode ser muito desconfortável. Os comprimidos para mastigar Rennie podem ser a solução para a azia durante a gravidez, pois podem ser tomadas durante este período, desde que siga as indicações no folheto informativo*.
*Medicamentos afetam o bebé. Fale sempre com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar medicamentos durante a gravidez.
Sintomas da Azia
na Gravidez
Os sintomas durante a gravidez incluem:
- Dor por baixo das costelas
- Um nó no estômago
- Ardor no peito e na garganta depois de comer
- Sensação de um líquido com sabor azedo ou salgado, quente no fundo da garganta, ou ardor na garganta
- Dificuldade em engolir
“Não esperava mesmo ter tanta azia quando engravidei pela primeira vez. Tive dias muito complicados.”
Tratamento para a Azia na Gravidez
O que posso tomar para a azia durante a gravidez?
Vai ficar aliviada por saber que todos os medicamentos Rennie podem ser tomados durante a gravidez (se tomados como indicado, e se forem evitadas as tomas de doses muito elevadas durante um longo período de tempo). Rennie é um antiácido com carbonato de cálcio e carbonato de magnésio, que atua com um modo de ação físico e não sistémico (ou seja, não é absorvido pelo organismo). Rennie atua rapidamente neutralizando a acidez em excesso no estômago, transformando o ácido em água e outras substâncias naturais.
Fale sempre com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar medicamentos durante a gravidez. Leia sempre o folheto informativo. Se os sintomas forem graves ou prolongados, fale com o médico ou farmacêutico.
Dicas para evitar
a azia durante a gravidez
O que come e de que forma o come, pode ajudar a manter a azia em níveis mínimos durante a gravidez:
Evite os alimentos que causam refluxo durante a gravidez
Comer demasiado rápido aumenta as hipóteses de ter azia. Tente relaxar e desfrutar da comida.
Experimente fazer cinco ou seis refeições mais pequenas em vez de três refeições grandes, que são a mais horas de distância. Isto vai prevenir que o seu estômago não fique demasiado cheio e tenha de encontrar espaço por baixo do diafragma. Se as refeições mais pequenas não funcionarem, tente comer a refeição principal durante o almoço e a refeição da noite o mais cedo possível. Vai permitir que os alimentos tenham mais do que tempo para passar pelo estômago e minimizar o risco de refluxo e azia à noite durante a gravidez.
Tente não comer antes de se deitar e mantenha-se sentada depois de comer, uma vez que, se se deitar, vai permitir que a comida e o ácido do estômago regurgitem. Para evitar o refluxo e a azia à noite, dormir suportada por duas ou três almofadas pode ajudar durante o período final da gravidez.
Não é fácil, mas manter a calma e evitar o stress pode ajudar o sistema digestivo.
Tente não beber muitos líquidos enquanto come para não diluir o suco gástrico, pois torna-se menos eficaz. Em vez disso, mantenha-se hidratada bebendo água entre refeições.
Infelizmente, mesmo que siga todos os conselhos sobre como evitar a azia e o refluxo durante a gravidez, pode ainda ter os sintomas de indigestão. Mas estes desaparecem na grande maioria das mulheres depois do parto.
Saiba mais sobre a azia e como tratá-la.